fbpx

SUS oferece teste rápido para detectar hepatite

8 de julho de 2016
teste.jpg

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 6, uma portaria que inclui na tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) o teste rápido para detectar a infecção pelo vírus da hepatite. O procedimento será para ampliar o acesso aos diagnósticos das infecções causadas pela hepatite B.

Para a realização do teste é necessária apenas uma gota de sangue. Todos aqueles que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da testagem, do mesmo modo como no diagnóstico da infecção pelo HIV.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, as hepatites são situações em que o fígado se encontra inflamado. Se forem crônicas, as hepatites podem levar o fígado a sofrimento, e a resposta a esse sofrimento é a produção de tecido cicatricial (fibrose) dentro do órgão. A fibrose pode evoluir para uma cirrose hepática, no futuro, com a continuada agressão ao fígado.

Hepatite A

Sendo uma doença viral aguda de transmissão fecal-oral, a hepatite A pode ser transmitida por contato entre indivíduos, pela água ou por alimentos contaminados, por mãos mal lavadas ou sujas de fezes e por objetos que estejam contaminados pelo vírus. Geralmente, a infecção é benigna em crianças e mais grave em adultos, mas podem ocorrer formas fulminantes da doença, levando o indivíduo a óbito.

Hepatite B 

Esta doença é sexualmente transmissível, mas também pode ocorrer por meio do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, colocação de piercing, procedimentos de tatuagem e manicure/pedicure com materiais não esterilizados, compartilhamento de utensílios e objetos de higiene contaminados com sangue, como escovas de dente, lâminas de barbear ou de depilar, entre outros procedimentos.

A transmissão vertical − de mãe para filho − do vírus da hepatite B pode ocorrer durante o parto, pela exposição do recém-nascido ao sangue.

Hepatite C

Ela é causada pelo vírus VHC transmitido principalmente por sangue contaminado. A infecção pode também ser transmitida pelo contato sexual e por via perinatal (da mãe para filho), assim como a hepatite B. A evolulão da enfermidade constuma ser lenta e o diagnóstico tardio.

 

Fonte: REVIDE

Tudo sobre Fígado

O Tudo Sobre o Fígado é um canal de comunicação do Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG). O IBRAFIG foi criado em 31 de julho de 2015 como órgão vinculado à Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) com o propósito de divulgar e conscientizar a população sobre as doenças do fígado.

IBRAFIG

Siga-nos

Instagram Facebook YouTube Twitter

Todos os direitos reservados © 2023 - Instituto Brasileiro do Fígado