fbpx

Exames gratuitos lembram o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais

27 de julho de 2016
hepatiteC.jpg

As hepatites virais matam, hoje, mais pessoas do que a tuberculose, malária e até o HIV, individualmente. A constatação é de um estudo publicado recentemente pela revista médica The Lancet, uma das mais conceituadas do mundo. As mais graves são a Hepatite B e C (HCB e HCV), cujos vírus podem  ser transmitidos por relações sexuais desprotegidas ou  por procedimentos que envolvem sangue, sem os devidos e fundamentais cuidados de esterilização. O problema da hepatite C é que ela pode ser totalmente assintomática nas fases iniciais. Muitos ficam sabendo que a possuem por exames laboratoriais. Apenas 20% dos acometidos se curam. Os 80% restantes em geral evoluem para quadros crônicos. Desses, uma parcela pode evoluir para cirrose ou para o carcinoma de fígado.

Para alertar sobre a importância da prevenção da doença e estimular a procura pelo diagnóstico precoce e a realização de tratamentos, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado nesta quinta-feira no Hospital Miguel Arraes(HMA) e no Shopping Plaza, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

Na unidade de saúde, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Epidemiologia e Medicina do Trabalho farão a triagem entre 50 acompanhantes da emergência para realização do teste rápido para Hepatites B e C. O resultado sairá em 30 minutos e os casos positivos serão encaminhados para o Instituto do Fígado, no Recife.

Já o Plaza Shopping, em parceria com o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (NAPHE), promove das 10h às 22h uma campanha educativa no Piso L2 do centro de compras. Profissionais do NAPHE estarão em um stand orientando os interessados a realizar um exame que pode diagnosticar hepatites B e C. Para testes de hepatite B, o paciente precisa ter acima de 18 anos. Já para o de hepatite C, a idade mínima é 35 anos. O tempo de resposta dos exames é de 30 minutos, no entanto não é necessário ficar aguardando no local, o cliente Plaza poderá passear no mall e retornar no tempo estipulado pelo NAPHE.

Além da realização de exames, os profissionais do NAPHE estarão distribuindo materiais informativos sobre a patologia, para que as pessoas aprendam cada vez mais sobre a doença e que tenham conhecimento sobre formas de preveni-la e os tratamentos que podem ser realizados.

 

Números – Os pesquisadores apontam que, entre os anos de 1990 e 2013, houve um aumento de aproximadamente 63% no número de óbitos por hepatites virais no mundo. Em números absolutos isso significa, por exemplo, que no ano de 2013 as hepatites virais foram responsáveis por 1,45 milhão de mortes no mundo. Com a aproximação do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, em 28 de julho, todas as autoridades e unidades de saúde se voltam para o problema.

A hepatite viral é uma infecção que acomete o fígado. Pode ser causada por 5 tipos de vírus, nomeados pelas letras A, B, C, D e E, cada um com características diferentes e formas de contágio e evolução específicas. A mais conhecida de todas é a Hepatite A (HAV), cujo vírus é transmitido por água ou alimentos contaminados com as fezes de um portador humano. Por isso está relacionada às más condições de higiene e/ou saneamento básico. Não há tratamento específico, mas a evolução em geral é boa e a recuperação é completa.

A Organização Mundial da Saúde estima que existam cerca de 325 milhões de portadores crônicos da Hepatite B e 170 milhões da Hepatite C no mundo, com cerca de dois a três milhões, respectivamente, em nosso país.

 

Fonte: Diário de Pernambuco

Tudo sobre Fígado

O Tudo Sobre o Fígado é um canal de comunicação do Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG). O IBRAFIG foi criado em 31 de julho de 2015 como órgão vinculado à Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) com o propósito de divulgar e conscientizar a população sobre as doenças do fígado.

IBRAFIG

Siga-nos

Instagram Facebook YouTube Twitter

Todos os direitos reservados © 2023 - Instituto Brasileiro do Fígado