fbpx

Principais aliados para uma vida saudável

24 de agosto de 2015
Untitled-4.jpg

Os principais aliados são:

» Escolha uma dieta saudável: Alimente-se com uma dieta com mais fibras, frutas e vegetais. Reduza a quantidade de gorduras e carboidratos em sua dieta, inclua nela alimentos integrais e evite especialmente os carboidratos simples (doces, açúcar, pão francês, arroz, etc).

» Exercite-se, seja mais ativo: Procure se exercitar pelo menos 30 minutos ao dia, pelo menos na maior parte dos dias da semana. O mínimo desejável é que você tenha um total de 150 minutos de atividade física na semana. Incorpore mais atividades físicas no seu dia. Tente andar mais pelas escadas ao invés do elevador, caminhe distâncias curtas ao invés de ir de ônibus ou carro. Inicie devagar, não tente resolver tudo de um mês para outro.

» Controle o diabetes: Caso seja diabético, siga as instruções de seu médico. Tome sua medicação conforme orientado, monitore seus níveis sanguíneos de açúcar.

» Baixe seu colesterol: Uma dieta saudável baseada em frutas e verduras, exercícios físicos e medicações ajudam a manter seus colesterol e triglicerídeos em níveis saudáveis.

» Perder peso: Caso você esteja com sobrepeso ou obeso, reduza o número de calorias ingeridas diariamente e aumente as atividades físicas para auxiliar nessa tarefa. É importante que você entenda que a perda de 10% do seu peso corporal já é suficiente para melhorar sensivelmente a esteatose e as alterações metabólicas e hepáticas. É importante entender que você não precisa ficar magro para ficar saudável. Se tentou perder peso no passado e não foi bem sucedido, pode ser necessário a ajuda médica ou de um nutricionista.

» Proteja seu fígado: Evite substâncias que causem mais dano ao seu fígado. Não beba álcool e tome cuidado com medicações e chás comprados sem receita médica.

Tudo sobre Fígado

O Tudo Sobre o Fígado é um canal de comunicação do Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG). O IBRAFIG foi criado em 31 de julho de 2015 como órgão vinculado à Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) com o propósito de divulgar e conscientizar a população sobre as doenças do fígado.

IBRAFIG

Siga-nos

Instagram Facebook YouTube Twitter

Todos os direitos reservados © 2023 - Instituto Brasileiro do Fígado