fbpx

Vitória vai ter teste de graça para Aids e Hepatite C na Praça do Papa

26 de julho de 2016
sangue.jpg

Testes de Hepatite C e Aids vão ser feitos, de graça, nesta quinta (28), na Praça do Papa, para a população de Vitória. A ação faz parte da campanha ‘Dia Feliz da Saúde’ e celebra o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.

A campanha orienta sobre a transmissão, sintomas e cuidados. Os organizadores vão encaminhar os casos confirmados de HCV aos serviços de saúde responsáveis pelo município. O diagnóstico fica pronto em minutos.

Nos portadores do vírus da Aids, a testagem deve confirmar a coinfecção HIV/HCV, uma vez que os meios para contaminação da Hepatite C são os mesmos que os do HIV.

Neste público, o HCV evolui com mais intensidade e agilidade.

Ao todo, cerca de 1.200 pessoas podem fazer os testes  para ambas as doenças.

Segundo o presidente da Associação Pró-Vidas Transplantes, Adauto Vieira de Almeida, o sucesso da campanha depende participação da comunidade local.

“Quanto mais testagens realizarmos, mais diagnósticos e orientação para o tratamento iremos possibilitar. A detecção precoce é a chave para reduzirmos a quantidade de casos fatais de Hepatite C”, afirma o responsável pela ONG.

As testagens são indicadas principalmente pessoas com uma ou mais das seguintes características:

– Mais de 40 anos;
– Múltiplos parceiros;
– Ter feito cirurgias com transfusão de sangue antes de 1993;
– Manicures;
– Tatuados;
– com piercing.

Contaminação no Brasil
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, o Brasil possui cerca de 2 milhões de pessoas com Hepatite C. Já entre a população brasileira com vírus da Aids, cerca de 11% apresentam resultado positivo para coinfecção HIV-HCV, segundo o Ministério da Saúde.

Por falta de diagnóstico precoce esses grupos acabam por desenvolver doenças graves, como fibrose e cirrose hepática ou o câncer de fígado.

Serviço
Campanha Dia Feliz da Saúde

Data: 28 de julho
Horário: 8h às 13h
Local: Praça do Papa. Av. Nossa Senhora dos Navegantes, Praia do Suá – Vitória (ES).

Fonte: G1

Tudo sobre Fígado

O Tudo Sobre o Fígado é um canal de comunicação do Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG). O IBRAFIG foi criado em 31 de julho de 2015 como órgão vinculado à Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) com o propósito de divulgar e conscientizar a população sobre as doenças do fígado.

IBRAFIG

Siga-nos

Instagram Facebook YouTube Twitter

Todos os direitos reservados © 2023 - Instituto Brasileiro do Fígado