Julho Amarelo: Sociedade Brasileira de Hepatologia faz alerta sobre hepatites virais
Estima-se que, no mundo, cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C crônica; no Brasil, cerca de 500 mil pessoas podem estar acometidas
O Julho Amarelo, foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem como objetivo reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Por isso, dentro desse importante mês, a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) e o Instituto Brasileiro de Figado (IBRAFIG), entidades médicas sem fins lucrativo promovem anualmente uma ampla ação de conscientização através de aulas, ações de testagem rápida para hepatite C, esclarecimento através de participações de reportagens nas mídias, engajamento de influencers e pessoas públicas.
Neste ano, a SBH lança campanha com o slogan “O diagnóstico precoce é o primeiro passo. Faça o teste!”, que pretende levar a informação e testes rápidos de Hepatite B e C à população, em ações em estações do metrô e parques. Além da divulgação em todas as mídias digitais da entidade.
O médico gastroenterologista, Dr. Giovanni Faria Silva, presidente da SBH, ressalta que a hepatite C tem cura e tratamento gratuito fornecido via Sistema Único de Saúde (SUS). “As hepatites são silenciosas e por isso, enfatizamos a importância da testagem para o público acima de 45 anos. Na década de 70 e 80 era comum o compartilhamento de seringas, agulhas e outros materiais perfurocortantes, por isso se disseminou a contaminação pela doença”, explica.
O tratamento para a hepatite C dura cerca de 3 meses e é fácil de ser administrado. “É importante que a população dessa faixa etária faça o teste anualmente e procure pelo tratamento, que é muito simples e seguro”, complementa.
Ações
Em todo o País, uma série de ações serão deflagradas a fim de conscientizar a população e levar conhecimento sobre as hepatites virais. Confira a programação de panfletagem, palestras e testagens:
Ilhabela: 28/08 – Dia D nas Unidades Básicas de Saúde das 8h às 14h
Fortaleza: 08 e 28/07 – Sesc Fortaleza
09/07- Instituto Pensando Bem
10 e 17/07 – Testagem na Rodoviária
Porto Alegre: Informações em breve
Maceió: 31/07- testagem na orla com apoio da ALAF
São Paulo: testagem nas estações de metrô
- LINHA 5-Lilás – estação Largo Treze (27/07);
- LINHA 4-Amarela – estação Luz (28/07);
- LINHA 9-Esmeralda – estação Grajaú (29/07).
São Paulo: monumentos iluminados com a cor amarela
- Ponte Mário Frias (Estaiada/ Pinheiros)
- Monumento das Bandeiras
- Prédio da Prefeitura de SP
- Viaduto do Chá
- Biblioteca Mário de Andrade
No site www.tudosobrefigado.com.br também serão disponibilizadas mais informações e materiais informativos como folhetos e cartilhas com mais informações sobre a doença.
Hepatites C e B
O Ministério da Saúde lançou em 2019 um plano de eliminação da Hepatite C no Brasil até 2030, com o objetivo de ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento dessa patologia, envolvendo as três esferas de governo a fim de reduzir novas infecções e essa taxa de mortalidade.
O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece gratuitamente a vacina para Hepatite B, assim como o teste e tratamento para a Hepatite C. Este último, com taxas de cura acima de 90% na maioria dos casos.
A falta de conhecimento e acesso às informações ainda fazem com que muitas pessoas demorem a descobrir ser portadoras do vírus. Quando isso acontece, a doença já está em fase avançada.
Eliminar a Hepatite C, assim como diminuir casos das hepatites virais, é um esforço de toda a Sociedade, incluindo as iniciativas civil-públicas.
Sobre a SBH
A Sociedade Brasileira de Hepatologia existe há 55 anos e tem como principal objetivo olhar atentamente para as doenças hepáticas, propagando informação e conhecimento, através de ações, estudos e eventos.
IBRAFIG
Fundada em 2015, o Instituto Brasileiro do Fígado é um instituto científico sem fins lucrativos com objetivo de promover e desenvolver ações científicas e sociais com o propósito de divulgar as doenças hepáticas e afins da SBH através de parcerias público-privadas.